Ao recebermos as imagens do primeiro culto realizado na base da Missão África PIEIA em Moçambique, depois da passagem do ciclone Idai, ficamos emocionados. Não conseguimos segurar as lágrimas ao vir a gratidão e a adoração à Deus por parte dos nossos irmãos beirenses que, com cantos e danças agradeciam e louvavam ao Senhor.
Foi uma mistura de sentimentos: alegria, gratidão, alívio, preocupação, tristeza,.. por poder rever a face dos amados irmãos em Moçambique e também o modo como a igreja ficou. A destruição foi imensa: o primeiro andar da igreja já não existia, foi derrubado com a força dos ventos; a igreja já não tinha cobertura e agora havia plástico em seu lugar; as paredes da igreja estavam rachadas; os carros pareciam latas de refrigerante amassadas e estavam completamente destruídos; a escola, a residência missionária e a casa de hospedagem estavam sem teto, … (tanta calamidade e dor), mas, ao mesmo tempo haviam os irmão ali, naquele escombro, cantando, dançando e louvando a Deus, mesmo depois de terem perdido praticamente tudo quanto tinham.
A visão da adoração dos irmãos nos trouxe um novo ânimo, uma nova disposição, uma nova visão, um novo entendimento, pois eles, que estavam vivendo provavelmente os piores dias de suas vidas ainda encontravam forças para cantar, dançar e louvar a Deus, como nós, distantes cerca de 13.000 Km poderíamos estar parados e lamentando? Não, não poderíamos nos manter como estávamos e, recobrando a força, nos colocamos à disposição de Deus para correr atrás de ajuda para os irmãos.
No vídeo enviado para nós, podíamos ver os irmão louvando e dizendo que não há ninguém como o nosso Deus, que Ele é a solução para a África e que estão cobertos pelo sangue de Jesus que jamais perde a força. Em seguida, o Pr. Itamar relembra algumas passagens da história de Israel começando com José e as dificuldades vividas por ele: a rejeição dos irmãos, a sua venda, a sua chegada ao Egito como escravo, a prisão; para em seguida relembrar a vitória: tornou-se governador de todo o Egito, livrou toda a humanidade da morte e depois deixou ali os seus descendentes que eram fortes e se multiplicavam, prosperavam e que mesmo sendo feitos escravos, continuaram fortes ao ponto de preocupar o Faraó e no dia em que saíram, deixando pra trás as dificuldades, dores, maus tratos, perdas,.. fizeram duas coisas: a primeira foi que depois da saída deles o Egito morreu, acabou, enfraqueceu, perdeu poder e honra e a segunda é que, ao passar o Mar Vermelho, não perderam tempo com lamento, pelo contrário, liderados por Miriã, pegaram tamboris e batuques e cantaram e dançaram, numa grande festa de louvor ao Senhor.
Depois do ciclone, o povo de Deus em Moçambique mostrou-se forte e a exemplo de Israel, depois de sair do Egito louvam a Deus e começam a, como diz o Hino Nacional moçambicano, “pedra a pedra construindo um novo dia” e, apesar das perdas, não param e lamentam, pelo contrário, arregaçam as mangas e vão pelas ruas a procura daquilo que podem usar para amenizar a situação em que se encontram, confundindo os estrangeiros que chegam para visitá-los esperando encontrar um povo triste e choroso, paralisado diante da situação. Isso é força – diz o pastor Itamar.
Citando vários versículos: Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus e são chamados para o Seu propósito; Na angústia, clamei ao Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor; Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, pois Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam; Clama a Mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes, o pastor Itamar diz que lembrá-los neste momento em que o trabalho de mais de 22 anos parece destruído, exige fé e que a fé não lhe falta. Agradece a todos quantos oraram pela sua vida, da sua família e dos irmãos e todo o povo de Moçambique e diz que agora é hora de continuar sendo fortes e limpar os estragos causados pelo ciclone e perguntar a Deus qual é o plano Dele, sem jamais murmurar.
Ele diz que sabe que, apesar das turbulências e de tudo parecer negativo, Deus tem um lindo plano a revelar e realizar e ainda que tudo o que aconteceu tenha sido obra do Diabo – como alguns têm falado – não podemos esquecer que “o Filho do Homem se levantou para desfazer as obras do Dabo” e que aquelas pessoas a quem Deus tem colocado no coração o propósito de ajudar na reconstrução (doando qualquer valor ou material, ou indo pessoalmente), que possam fazê-lo com alegria, sabendo que é resposta de oração pois, ele tem rogado a Deus por um milagre, que os recursos possam chegar e ele possa levar alimento, água, remédios e plásticos para os irmãos que estão nas aldeias.
Seja uma benção e abençoe!
Que as bençãos de Deus continuem sendo derramadas sobre a sua vida!