O número de casos registados de infecção pelo novo coronavírus em Moçambique subiu de 34 para 35, nas últimas 24 horas. O caso positivo registado é de um cidadão estrangeiro com mais de 20 anos e é de transmissão local.
A informação foi fornecida pela diretora nacional de Saúde Pública, na atualização de dados no Ministério da Saúde em Maputo.
Rosa Marlene afirmou que o caso positivo registado é de um cidadão estrangeiro com mais de 20 anos e é de transmissão local.A diretora nacional de Saúde Pública de Moçambique acrescentou, porém, que dos 54 casos suspeitos testados nas últimas 24 horas, 53 revelaram-se negativos e um foi positivo.
Rosa Marlene mostrou-se ainda preocupada com o fato de muitos moçambicanos continuarem a não respeitar as regras de confinamento e distanciamento social, comportamentos que elevam o risco de propagação da pandemia no país. De acordo com os dados da polícia, desde a implementação do estado de emergência em Moçambique, 260 pessoas foram detidas por desobediência e desacato a medidas impostas pelo Estado.
Ontem, a Anistia Internacional alertou para o fato de Milhões de pessoas estarem em risco de fome, nos países da África Austral, devido a bloqueios impostos para conter a propagação da pandemia de COVID-19. A Anistia Internacional pediu aos governos da região que adotem, de forma urgente, medidas de proteção social para garantir o direito à alimentação.
A organização internacional descreve que em Moçambique, a emissora de televisão local STV registou casos de policiais acusados de tirar proveito do estado de emergência para invadir e roubar lojas.
No total, Moçambique já testou 952 casos suspeitos da covid-19, foram colocados em quarentena 11.056 e 1.862 estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde.