O país notificou, nas últimas 24 horas, mais 29 casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o cumulativo para 1536 pessoas diagnosticadas com a doença desde o início da pandemia, sendo que 1.380 são de transmissão local e 156 importados.
Os novos casos foram extraídos de um grupo de 866 amostras testadas entre segunda e terça-feira nos laboratórios nacionais do setor público e privado, sendo que todos resultam de ações de vigilância ativa nas unidades sanitárias e rastreio de contatos de casos positivos.
Do total dos indivíduos notificados com a doença hoje, 25 são de nacionalidade moçambicana e quatro estrangeira.
Em termos de localização, sete dos 29 infectados estão na província de Niassa, igual número em Nampula, um de Tete, dois de Manica e igual número de Gaza. Na província de Maputo está um caso e outros nove encontram-se na cidade de Maputo.
“Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contatos”, refere o comunicado de atualização de dados da Covid-19 emitido na tarde desta tarde, 2107, pelo Ministério da Saúde.
Por outro lado, as autoridades sanitárias indicam que três indivíduos que se encontravam em isolamento hospitalar tiveram alta, prosseguindo com o isolamento domiciliar.
Assim, o país conta neste momento com 4 pacientes sob cuidados hospitalares nos centros de isolamento e os mesmos padecem de patologias crônicas diversas, associadas a Covid-19, sendo que um está em Nampula, outro em Tete e dois na Cidade de Maputo.
O MISAU (Ministério de Saúde) indica que de ontem para hoje foi registado mais um caso totalmente recuperado. Trata-se de um indivíduo de nacionalidade moçambicana, que cumpriu com isolamento domiciliar, na província de Inhambane, durante o período da doença. Com este caso, o país já conta com 506 pacientes totalmente recuperados, onze óbitos devido a doença e dois por outras causas.