Moçambique registou nas últimas 24 horas mais três casos de indivíduos recuperados da COVID-19, perfazendo 27 o número de pessoas totalmente curadas da doença. Dos três recuperados, dois são da cidade e 1 da província de Maputo.
Segundo explicou a diretora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, durante a conferência de imprensa de atualização de casos da COVID-19, do total dos 27 casos recuperados, 13 são da cidade de Maputo, 9 de Cabo Delgado e 5 da província de Maputo.
Os três casos recuperados do novo coronavírus surgem num momento em que foi registado mais um novo caso de infecção por este vírus, subindo para 82 o número de pessoas infectadas. Deste número, 73 são de transmissão local e 9 importados.
Este último caso positivo está relacionado com a investigação em curso em Afungi, distrito de Palma, província de Cabo Delgado, local que alberga a maior parte dos infectados pela pandemia.
Aliás, neste momento, Cabo Delgado conta com um cumulativo de 59 doentes, seguida da cidade de Maputo com 18 e a província de Maputo com apenas 5.
A fonte explicou que desde a declaração da doença como pandemia, o laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde (INS) já testou 3.356 casos suspeitos, sendo 158 nas últimas 24 horas.
Do trabalho de investigação em curso em Afungi foram colhidas amostras de cerca de 800 trabalhadores, sendo que destes faltam ser submetidas à testagem 174 amostras, cujos resultados poderão ser divulgados nas próximas 48 horas.
No total, as autoridades da saúde já rastrearam mais de 600 mil cidadãos, sendo que 12.827 foram submetidos à quarentena domiciliar, dos quais 1364 ainda continuam em quarentena domiciliar.